segunda-feira, 18 de julho de 2011

Harry Potter

Quando as filmagens começaram o Daniel e a Emma tinham apenas 11 anos, o Rupert tinha 12.

E lembro-me bem que eu tinha quase a mesma idade (apenas mais 2 anos do que o Daniel e a Emma e 1 do que o Rupert), e lembro-me que cresci á espera do próximo filme. Esta serie acompanhou toda a minha juventude.

10 anos, 8 filmes. O fim chega. Épico, histórico!






















Eles cresceram, bonitos, estrelas, tal como toda a geração que os acompanhou desde o inicio...

Saudades, claramente que vai deixar saudades de estar à espera do próximo filme...


Histórico de livros e filmes


Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997/2001)
Harry Potter e a Câmara dos Segredos (1998/2002)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2000/2004)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000/2005)
Harry Potter e a Ordem da Fénix (2003/2007)
Harry Potter e o Príncipe Misterioso (2005/2009)
Harry Potter e os Talismãs da Morte (2007/2010 e 2011)











































Histórias que ficaram para trás...


Sir Nicolas - o fantasma quase sem cabeça - o fantasma dos Griffindor



Nos livros é conhecido pelas partidas que prega. A sua vida depois da morte é dedicada, essencialmente, a infernizar a vida dos outros.
É também o protagonista de vários episódios hilariantes e inesquecíveis. Leva Harry e os seus amigos à loucura, deitando quase tudo a perder nos momentos mais decisivos da história. Por exemplo, no primeiro livro, quase impede Harry Potter de chegar à pedra filosofal.

Nos filmes foi praticamente ignorado.

O desafio das poções - criado pelo Snape 


No primeiro livro, quando os 3 amigos vão atrás do suposto perigoso professor Spane, tem de passar por vários desafios para conseguirem chegar à pedra filosofal.

Há o desafio do xadrez, o das chaves e o das poções que não foi explorado no filme, criado pelo Snape (afinal guardião da pedra) e que põe á prova os conhecimento da Hermione.

O embaraçoso dia dos namorados



No segundo livro, há uma parte muito engraçada acerca do dia dos namorados onde um anão de asas douradas e a tocar harpa corre pelos corredores a gritar "Arry Potter, Arry Potter!". E o Harry fugia cheio de vergonha de receber um cartão do dia dos namorados em frente a toda a gente.

Esta é uma peça que falta e é fundamental para perceber o desenvolvimento da relação entre o Harry e a Ginny. Harry acabou por  receber o cartão, mal sabia ele que quem o tinha enviado. Depois de receber o cartão Harry anda completamente desnorteado por estar dividido entre Cho e Ginny.

Embora nos filmes mostre um certo desconforto por Ginny, quando o Harry está por perto, e mesmo quando ele anda envolvido com Cho, nunca foi dada muita relevância ao caso.

O Mapa do Salteador


Quem criou o mapa? É uma das muitas perguntas que nos filmes não são respondidas... mas que nos livros obviamente que são mencionadas.

Este mapa foi criado por James Potter, Sirius Black, Remus Lupin e Peter Pettigrew, para poderem sair à socapa do castelo sem serem vistos, principalmente nas alturas em que o Lupin era afectado pela lua nova.

Com este mapa e o Manto da Invisibiliade... Harry Potter safou-se de muitos sarilhos... 

Este mapa mostra caminhos secretos, salas escondidas, todas as pessoas que andam por Hogwarts e onde se encontram...

O labirinto 



Há muito mais no labirinto do Torneio dos Três Feiticeiros do que nos é mostrado no filme. Além do Victor Krum estar sob os efeitos da maldição Imperius, Harry e Cedric têm de enfrentar explosivos, monstros, uma inversão entre a terra e o céu, uma esfinge e uma aranha gigante.

Aliás, o Harry salva o Cédric da aranha gigante, Aragog, e não das paredes vivas e ferozes do labirinto. 

Também não nos é mostrado o desenvolvimento da relação de amizade que cresce entre eles, o que servia para explicar o motivo da morte do Cédric ser tão dolorosa para o Harry.

Ron, o goleador do Quidditch



Pois... é verdade, o Ron chegou a ser um dos melhores Keeper's da história dos Griffindor. Acaba por levar a equipa a ganhar a taça da época. Mas esta é também mais uma das histórias ignoradas nos filmes.  

A pior memória de Snape


Numa das aulas onde Snape tenta ensinar o Harry a bloquear a sua mente contra as "invasões do Voldemort, este partilha uma das suas memórias acerca da sua juventude em que era rival de James Potter e bastante apaixonado pela Lilly. 

Lilly era bastante amiga de Snape e sempre o ajudou e protegeu, mas acabou apaixonada pelo seu arqui-rival James. 

Esta parte, é bastante importante para se perceber todo o papel do Snape ao longo da história, uma vez que pelo amor que tinha por Lilly, jurou proteger, acompanhar e ajudar sempre que possível o seu filho...

O ministro Muggle



Devido aos aparatosos problemas que os Dementors e os seguidores de Voldemort andam a causar no mundo Muggle, os ministros dos dois mundos marcam uma reunião urgente para se debater o que fazer e o que dizer ás pessoas acerca dos ataques mais recentes.

Esta reunião, mostra que o mundo mágico pode causar problemas reais no mundo real como terramotos, quedas de pontes, furacões e etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário