domingo, 7 de novembro de 2010

Critica: "O Leão de Oz"

Sinopse:

Desde que A Bruxa de Oz foi publicado, milhões de leitores descobriram o fantástico mundo de Oz reinventado por Gregory Maguire, um mundo recheado de personagens ao mesmo tempo familiares e novas, sombriamente concebidas e ousadamente reimaginadas. Nesta muito antecipada sequela, regressamos à terra de Oz, desta feita pelos olhos do Leão Cobarde — a minúscula cria que certa vez foi defendida por Elphaba em A Bruxa de Oz.


O Leão de Oz retrata uma batalha de vontades precipitada pelos iminentes exércitos da Cidade Esmeralda. Que sabe o Leão acerca do paradeiro de Liir, o filho da Bruxa? Que poderá Yackle revelar sobre os augúrios do Relógio do Dragão do Tempo? E o Grimmário, o livro mágico que desapareceu tão rapidamente quanto Elphaba?


Será o destino alguma vez arbitrário? Poderão aqueles que foram manchados pela infâmia escapar aos seus cognomes e reclamar as suas próprias histórias para viverem honradamente nas próprias peles antes de serem esfolados vivos?


Ao mesmo tempo um retrato de um pretenso sobrevivente e um vislumbre panorâmico de um mundo colocado de cabeça para baixo com o frenesim da guerra, o novo romance de Gregory Maguire foi escrito com a compaixão e força que tornaram os seus livros clássicos contemporâneos.



Critica:
É um livro...pouco interessante... 

Depois de ler "O feiticeiro de Oz", "A Bruxa de Oz" e "O Herdeiro de Oz", este livro mostra-se demasiado "enche chouriços".

A mais valia que nos traz é apenas a explicação de quem é Yakle e por onde anda afina Nor, agora Ilianora, e qual o paradeiro do Grimário.

Existe uma confusão temporal entre a vida do Leão e o conhecimento de quem é Yakle, porque existe e de onde surgiu, mas Liir continua desaparecido, sem saber onde anda Candle, e o que é feito do filho de ambos.

Na minha opinião este livro tem muito pouco valor acrescentado e falta-lhe uma continuação... para onde foi a trupe do Relógio do Dragão do Tempo, onde anda Liir, Candle e a criança, o que se passa realmente em Oz e qual o desfecho da guerra que está a existir por lá.

Comparativamente com os outros livros, este deixa muito a desejar.


Sem comentários:

Enviar um comentário